Cura Crística

terça-feira, 25 de setembro de 2012

A vida não tem Ctrl + Z


Muito recorrente entre os usuários de computador no mundo, esta artimanha tem salvado a vida e o emprego de um incontável número de pessoas, basta um erro e lá está o ‘Ctrl + Z’ para que tudo volte ao ponto antes do erro. Qualquer tipo de falta de atenção é facilmente remediado, pergunto se isso não pode afetar inclusive o modo de agir da humanidade.

Lógico que sou completa e absolutamente adepto do mecanismo do ‘desfazer’, mas quero estimular a reflexão em torno deste tema, com um aprofundamento em questões que muitas vezes guardamos no subconsciente, e não damos o devido valor. Passamos em torno de 8 horas do nosso dia de trabalho em frente ao computador, e durante este tempo, utilizamos este comando, em média, pelo menos uma vez.

Seria tão bom se tivéssemos o poder de corrigir nossos maus atos simplesmente fazendo com que deixassem de existir. Quem nunca quis que o tempo regressasse, para fazer algo novamente e de outra forma?
A vida é medida em tempo "linear" e por isto nunca poderá haver um par de botões para nos socorrer nestes momentos.

Uma das leis invioláveis que regem o universo é a de causa e efeito e esta lei passa imperceptível pela maioria das pessoas. Age-se sem previsões, sem reflexões e procura-se a satisfação imediata dos instintos humanos. Ter uma porcentagem maior no salário, ter razão em uma discussão, comprar por comprar, entre outras situações que nos fazem ter atitudes impensadas e fatalmente nos levam à ‘síndrome do ctrl + Z’ na qual se guarda em algum lugar do ser, que em qualquer momento poderemos utilizar esta função.

A vida é sábia em seus mecanismos, e, ter a opção de ‘desfazer’ seria extremamente danoso à evolução da humanidade. Caso tivéssemos esta possibilidade, creio que estaríamos ainda nas cavernas, pois se cada humano que errasse pedisse para voltar o tempo, andaríamos 1s em alguns milhares de anos. Aprender com os erros faz parte deste grande desafio que é viver, em todos os âmbitos de nossas vidas estamos reunindo conhecimento a todo o tempo. Ao procurar novo emprego, certifique-se de que você ama aquilo, ao comprar verifique a real necessidade do produto, mesmo que supérfluo, há uma avaliação a ser feita, antes de dizer algo reflita sobre o benefício que isto trará ao seu ouvinte, seja cauteloso com suas ações, e o mundo tornar-se-á menos complicado.
O amor próprio é quase sempre confundido com egoísmo, e o amor ao próximo é diversas vezes equivocadamente colocado como subserviência, tampouco amar seu trabalho significa ganhar pouco, e comprar com responsabilidade não te obriga a viver nas montanhas, como um completo desapegado do mundo material. O equilíbrio nos torna menos suscetíveis aos erros e caso cometamo-los será muito mais fácil repará-los e aprender com eles.

Em suma, o costume de consertar nossos erros no computador através de um atalho pode até não corroborar efetivamente com nossas imprudências no cotidiano, entretanto, ser consciente de que tudo o que fazemos, cedo ou tarde, tem efeito, é deveras importante para criarmos qualidade de vida para nós e para os outros. Nas relações de trabalho, família, amigos, e etc. tenham em mente: A vida não tem Ctrl + Z.


 Gilberto Tortorella